De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito, é facultativo ao proprietário do veículo antecipar a substituição da placa. O novo modelo era para ter entrado em vigor em janeiro de 2016, mas fora adiado por duas vezes.
O novo modelo terá 4 letras e 3 números, uma tarja azul, bandeira do Brasil, chip e código para facilitar identificação e rastreamento de veículos roubados ou clonados nos países do Mercosul.
O tamanho continua o mesmo, 40 cm de comprimento por 13 cm de largura. Mas a disposição de algumas informações mudam, como Brasil na parte de cima sobre uma barra azul e cidade e estado na lateral direita com seus respectivos brasões.
Também haverá marcas d'água com o nome do país e do Mercosul, dispostas na diagonal ao longo das placas, além de uma tira holográfica do lado esquerdo e um código bidimensional com a identificação do fabricante, a data de fabricação e número serial da placa.
Para nós, brasileiros, o prazo começa em 1º de setembro de 2018, para os carros zero Km, em processo de transferência de município ou propriedade, ou quando houver necessidade de substituição, e até 31 de dezembro de 2023 para veículos usados.
Ainda de acordo com o Denatran, o preço das novas placas será o mesmo das atuais.